exposições:
S9b.Calendário ARCO 2024. Mythicas. GIL
Mythicas.
Artista GIL
Curadoria: Fernanda Monteiro Galeria de Arte
Local: Fernanda Monteiro Galeria de Arte
Abertura: 03 de setembro das 19h às 22h
Período expositivo: de 03 de setembro a 04 de outubro de 2024
Texto curatorial:
O mito é uma forma de narrativa, sendo uma possibilidade de interpretação dos fatos ou acontecimentos vivenciados pela humanidade. Para quem o vive é este uma história verdadeira, a realidade percebida e contada de uma forma acessível. Sua função não é exatamente explicar a realidade, mas apaziguar, tranquilizar o homem diante de um mundo inquietante, ameaçador, por vezes assustador. Trata-se de uma forma de fixar modelos, exemplificar condutas humanas. Antecedendo o pensamento filosófico, o mito para os gregos é uma intuição compreensiva da realidade fundamentada na emoção, na afetividade, expressando os mais profundos desejos e temores humanos.
Apesar da filosofia apresentar sob nova perspectiva a explicação da origem do mundo físico, nossa sociedade ainda mantém comportamentos míticos, que fazem parte de um retorno às origens. Não se trata de algo preso ao passado, mas, ao contrário, uma reflexão sobre o mundo, uma das muitas maneiras de explicar o contato do homem pós moderno com seu entorno. Interessante pensar sobre a atualização de contextos míticos como por exemplo a “culpabilidade” de Medusa, responsabilizada por sua própria violação diante de sua beleza supostamente provocativa; a personalidade idealista e resistente de Ícaro, que, mesmo diante de inúmeras falhas, não desiste; ou o papel determinante da mulher no traçado do destino, através das Norns ou Parcas.
Desta forma, é bastante equivocado ou limitado o pensamento de quem vê o mito e sua abordagem como algo ultrapassado, batido ou datado. São muitos os exemplos de mitos na atualidade como o de criação dos povos originários; os elementos mitológicos presentes nas religiões modernas como a Criação do Homem e sua ligação com o divino, elemento essencial a todas as religiões; a justificativa para a crença da superioridade entre raças, que infelizmente autorizou e embasou a teoria eugenista e os ideais de perseguição, mantendo vívido ainda hoje o preconceito.
O que se pretende neste trabalho é recriar, a partir da ideia de um percurso labiríntico, a possibilidade de articulação metafórica sobre comportamentos humanos recorrentes. “Conhece-te a ti mesmo” é antes de Sócrates, a frase que se via na entrada do Oráculo de Delfos, e que também é encontrada na Bíblia, sendo o autoconhecimento de que tanto se fala atualmente o substrato para a compreensão do real. Assim, GIL nos convida a percorrer uma trilha de mitos a partir de suas pesquisas escultóricas em diferentes materiais e a estabelecer correlações entre o clássico e o contemporâneo, entre o mítico e o real.
Fernanda Monteiro
Sobre o artista
GIL é um artista visual de Sorocaba que transita entre a escultura, a pintura e o desenho. Suas obras retratam a figura humana a partir de suas investigações artísticas no campo do sagrado, da mitologia e dos arquétipos, sempre com um olhar atento às questões que circunvizinham o corpo na contemporaneidade.
Em 2020 o artista concebe e desenvolve o projeto Performances Escultóricas, no qual expressa através de esculturas uma síntese do seu olhar para atuações de artistas da área da performance. Durante esse processo criativo de interpretação e releitura dessas performances suas obras ganham autonomia e independência, com uma narrativa própria do artista e sua poética escultórica.
Deste conceito, em 2022, A Mulher Árvore - Performance Escultórica é exposta pela primeira vez na Fernanda Monteiro Galeria de Arte em Sorocaba - SP, inspirado na performance da artista Silvana Sarti, na exposição SELVA_GEM: Alegoria da Terra em Movimento e a partir daí se inicia um produtivo relacionamento com a galeria. Ainda em 2022 foram desenvolvidas obras para outras participações em exposições como Cupido e Psiquë da série Mythbricks para a mostra CORDIS, e também para a ART CRAFT.
Em 2023 o artista passa a ministrar cursos periódicos de Mentoria Artística bem como de Modelagem e Escultura no atelier da galeria Fernanda Monteiro. Ainda em 2023 trabalha na continuidade e produção do seu projeto Performances Escultóricas, elaborando estudos em plastilina e obras em cerâmica para um grupo de esculturas do YOHS - Performances Escultóricas, desta vez inspirado nas performances da artista multimídia Yohana Oizumi.
Em 2024 é artista convidado a fazer parte da exposição TEMPORALIDADES: uma reflexão coletiva sobre o tempo e seus afetos, também na Fernanda Monteiro Galeria de Arte, ocasião em que produz a obra NORNS - As Tecelãs do Destino com esculturas desenvolvidas especialmente para esta exposição em papelão, ou “cardboard”, material até então inédito em sua produção.
Com o crescente fortalecimento da parceria entre o artista e a Fernanda Monteiro Galeria surge a oportunidade de sua primeira exposição individual, explorando um conjunto de obras do acervo do artista com um tema que lhe é tão caro e inspirador: a Mitologia. E assim, várias obras de diferentes fases do artista são reunidas para esta montagem.
-
Montagem
Montagem 1
-
Montagem
Montagem 2
-
Montagem
Montagem 3
-
Montagem
Montagem 4
-
Montagem
Montagem 5
-
Montagem
Montagem 6
-
Montagem
Montagem 7
-
Montagem
Montagem 8
-
Abertura
Abertura 1
-
Abertura
Abertura 2
-
Abertura
Abertura 3
-
Abertura
Abertura 4
-
Abertura
Abertura 5
-
Abertura
Abertura 6
-
Abertura
Abertura 7
-
Abertura
Abertura 8
-
Abertura
Abertura 9
-
Abertura
Abertura 10